top of page

Últimos dias para inscrição na Exposição Coletiva 2016

O Festival Mês da Fotografia recebe, até 25 de maio, as inscrições para Convocatória da Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste. Este ano a exposição, que é aberta para fotógrafos residentes nos estados da região centro-oeste (GO, MT, MS e DF), tem como tema “A Vida – Uma Celebração da Fotografia”.

Para Eraldo Peres, Diretor Executivo do Festival, “celebrar a fotografia é poder celebrar a vida. A vida em todas as suas dimensões, em todos os seus coloridos, contextos, aspectos e sentimentos”.

“São participações motivadas pelo interesse e pela paixão na arte fotográfica. São fotógrafos e fotógrafas diversos em suas formações e fazeres. Profissionais, amadores, foto-clubistas, aficionados, mas, principalmente, pessoas apaixonadas pela fotografia que encontram no Mês da Fotografia o acolhimento e o espaço, democrático e inclusivo, para mostrar sua arte”, afirma.

A Convocatória selecionará 90 trabalhos fotográficos, em todas as linguagens e estéticas, de fotógrafos profissionais e amadores. Os interessados devem preencher a Ficha de Inscrição no site www.mesdafotografia.wix.com/site, e enviar até 3 fotografias para o e-mail expomes@gmail.com. Vale lembrar que a inscrição só é válida após o preenchimento da ficha on-line.

O regulamento com todas as informações e orientações de envio também estão disponíveis no site do evento.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos trabalhos para compor a Exposição Coletiva é realizada por uma Comissão Julgadora, que nesta edição é composta pelo artista plástico Newton Scheufler, e pelos fotógrafos Rinaldo Morelli e Luís Tajes.

O processo de análise e pontuação das obras consiste na observação da proposta artística, estética e conceitual dos trabalhos, qualidade técnica e a adequação ao tema da exposição.

Cada fotógrafo selecionado receberá um e-mail de convocação, e a listagem com a seleção final será divulgada no site do Festival e nas redes sociais.

COMISSÃ0

Newton Scheufler é pintor, designer gráfico, ilustrador, calígrafo, professor de Filosofia da Arte, biólogo especializado em ecologia, e antropólogo, Scheufler identifica-se como um espírito renascentista e barroco. Atualmente coordena o “A Casa da Mão”, um laboratório para a criação do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília. É também pesquisador sobre a interface arte visual e digital. Já expôs em várias mostras de arte no Brasil e no exterior.

Rinaldo Morelli é fotógrafo, formado em Artes Plásticas e Mestre em Arte e Tecnologia, pela Universidade de Brasília-UnB. Fundador do grupo de fotógrafos Ladrões de Alma, em 1988. Em 1989, Subcoordenador de Fotografia do II Festival Latino-Americano de Arte e Cultura e de 1992 a 1997, fotógrafo da EMATER-DF. Professor de Fotografia na Universidade de Brasília de 2002 a 2004. É Membro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil-RPCFB, integrante do Colegiado Setorial de Fotografia/SecultDF e já participou de várias exposições coletivas, no Brasil e no exterior. Atuou como jurado em concursos como Prêmio Marc Ferrez, do SESC-DF, Edições 2007, 2012, 2014. Em 2005 foi curador da mostra Conic em Foco, exposição pertencente ao evento FotoArte. Atualmente é repórter fotográfico e membro do Conselho Curador de Cultura da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Luís Tajes é repórter fotográfico com mais de 30 anos de experiência. Iniciou na Agência Focontexto em Porto Alegre. No período de 1983 a 1999, trabalhou em grandes jornais como O Globo, Estado de São Paulo, Zero Hora e Diário de Pernambuco. Em Brasília, trabalhou no Jornal de Brasília (1988) e Correio Braziliense (1993 – 1997). Em 1999 voltou ao Correio como subeditor e em 2002 assumiu a Editoria de Fotografia do jornal, onde desenvolve seu trabalho até o momento. No Mês da Fotografia, já participou da Comissão de Curadoria da Exposição Coletiva nos anos de 2012 e 2013.

SERVIÇO

Convocatória 2016 - Edital de Seleção

IV Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste

Inscrições: 25/04 a 25/05/2016

Local: www.mesdafotografia.wix.com/site

Informações: expomes@gmail.com / Whatsapp: 61 8228-8023

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais:

Facebook: mesdafotografiabsb

Instagram: @mesdafotografiabsb

Twitter: @mesdafotografia

Notícias
bottom of page