top of page

10/8 - Lançamento de livros com Alan Marques e Sandro Alves

Com a proposta de um debate a cerca do fotojornalismo e da fotografia na literatura, os fotógrafos Alan Marques e Sandro Alves lançam seus respectivos livros "A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre fotojornalismo contemporâneo" e "Achados de Assis: A fotografia em Dom Casmurro".

Foto: Alan Marques

O encontro com o público será na próxima quarta-feira (10), a partir das 19h30, no Auditório do SESC 504 Sul.

"A máquina de acelerar o tempo: conversas sobre o fotojornalismo contemporâneo", de Alan Marques é leitura essencial para fotojornalistas, jornalistas, fotógrafos, estudantes de comunicação e aqueles dedicados em arvorar o fino véu envolvedor da reportagem fotográfica.

A reflexão apresentada por Alan Marques tem o apoio na sua experiência de mais de duas décadas como fotojornalista e na pesquisa feita para mestrado em Comunicação na UnB. A questão tratada nesta obra está na inter-relação de meios com a procura das convergências e dos conflitos do conceito do Instante Decisivo inserido no fotojornalismo, feito anteriormente com película fotográfica e agora na fixação do visível com o digital.

A publicação apresenta análise do ser-fotojornalista, a modulação desse sujeito e a racionalização da captura do mundo pela fotografia noticiosa.

"Achados de Assis: A fotografia em Dom Carmurro" é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido por Sandro Alves sobre a presença da fotografia na obra de Machado de Assis.

O projeto foi ganhador do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, e teve a 2ª edição, revista e ilustrada, publicada com apoio do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF.

Serviço: Lançamento de livros e Encontro com Autores - Alan Marques e Sandro Alves Data: 10/08/2016 Horário: 19h30 Local: SESC Estação 504 Sul W3 Qd 504/505 Sul - Auditório Programação completa no site www.mesdafotografia.wix.com/2016

Notícias
bottom of page