top of page

CLDF realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta terça-feira, 23, sessão solene em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia. O evento ocorre, às 19h, no Plenário da Casa.


"Os registros fotográficos são acompanhados ao longo da história da humanidade, como recordações, informações e também expressões artísticas. É importante comemorarmos este dia de reconhecimento mundial", diz o parlamentar professor Reginaldo Veras, autor da iniciativa.


O Diretor Executivo do Festival Mês da Fotografia, Eraldo Peres, juntamente com outros profissionais do segmento fotográfico e das artes, estarão presentes à mesa. Entre as falas, temas de apoio às artes visuais e o desenvolvimento de políticas públicas específicas para o segmento devem ser levados aos parlamentares presentes.


“A fotografia vive um momento de crescimento, tanto na economia quanto nas artes. É preciso estreitar o diálogo entre governo, produtores culturais, profissionais e a comunidade, de forma a estimular ainda mais a economia e a cultura no Distrito Federal”, diz Eraldo Peres.


Foto: Raimundo Paccó


Celebração

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de Agosto. A data foi estipulada em homenagem à invenção do daguerreótipo no ano de 1837. De autoria do inventor francês Louis Daguerre, foi o primeiro passo para o processo fotográfico no mundo.


A Lente Cultural, por meio do Festival Mês da Fotografia, realizou na última sexta-feira, 19, a primeira Walking Gallery de Brasília. A intervenção reuniu cerca de 40 fotógrafos que levaram suas obras de artes para as ruas, em vários pontos da Rodoviária e Teatro Nacional.


Foto: Cristiano Costa


O conceito desse tipo de movimento artístico nasceu na Europa, mais precisamente na Espanha, cunhado pelo arquiteto e artista catalão José Puig. O primeiro Walking Gallery (WG) ocorreu em Barcelona.

O idealizador do projeto e diretor-executivo da 6ª edição do Festival Mês da Fotografia, Eraldo Peres, conta que o objetivo é libertar as imagens das galerias. Espalhar a arte em cada canto da cidade.


O Festival Mês da Fotografia acontece até o dia 30 de Agosto. Veja programação completa das exposições fotográficas no site www.mesdafotografia.wix.com/2016.


Veja mais fotos do Walking Gallery na página www.facebook.com/mesdafotografiabsb.


Serviço

Sessão Solene - Dia Mundial da Fotografia

Data: 23/8/2016

Hora: 19h

Local: CLDF - Plenário


Notícias
bottom of page