top of page

Ensaios e Audiovisual são as novidades da V Exposição Coletiva

A V Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste inseriu nesta edição de 2018 duas novas categorias, além da fotografia individual: Ensaio e Audiovisual. O tema central deste ano é “Água – Reflexões sobre o Amanhã”. Sustentabilidade, consumo, tecnologias, direitos cidadãos, expressões e sentimentos estão entre os assuntos a serem trabalhados pelos artistas do Centro-Oeste.




A exposição integra a sétima edição do Festival Mês da Fotografia, que se consolidou como um dos principais eventos de difusão das artes visuais na região. “A fotografia é uma linguagem que atravessa todos os movimentos, traduz uma realidade que muitas vezes não vemos. O Mês da fotografia traz isso para o público, o pensamento da fotografia contemporânea. Ele tem uma importância grande para a cadeia produtiva das artes e vem crescendo a cada edição”, diz o diretor do Museu Nacional, Wagner Barja.


A cada ano, a exposição coletiva de fotógrafos aumenta os trabalhos inscritos e o seu público. Na edição de 2016, mais de 18 mil visitantes prestigiaram o trabalho de 110 artistas selecionados para a mostra.


“Desde o nosso início, valorizamos a exposição coletiva no sentido de possibilitar essa participação mais plural dos fotógrafos. O chamamento dos artistas do Centro-Oeste vem no sentido de valorizar a fotografia na região. Para o nosso festival é importante valorizar essa produção regional”, afirma Eraldo Peres, diretor do Festival.


As novas categorias inseridas para a mostra coletiva, ensaio e audiovisual, ampliam ainda mais a pluralidade da exibição. “O ensaio trabalha com o discurso e isso é muito interessante de resgatarmos, pois é um formato que ficou um pouco perdido no tempo. Já o audiovisual é uma linguagem muito forte atualmente. São novidades que estamos implementando para instigar e ampliar a participação dos fotógrafos no festival”, explica Rinaldo Morelli, fotógrafo e integrante da comissão julgadora da Exposição Coletiva.




Para Morelli, o trabalho da comissão julgadora está, a cada edição, mais desafiante. “Aumentou a quantidade de fotógrafos inscritos e proporcionalmente aumentou o desafio de ter uma seleção que traduza o melhor desse material inscrito. A mostra coletiva do Mês da Fotografia é a democratização do acesso à exposição”, comenta.


As inscrições para a mostra estão abertas até o dia 27 de maio de 2018 para a seleção de trabalhos fotográficos e audiovisuais em todas as linguagens e estéticas, de profissionais e amadores residentes nos estados do Centro-Oeste (DF, GO, MT e MS). O regulamento está disponível no endereço https://www.festivalmesdafotografia.com.br/2018.


Os candidatos podem concorrer em todas as categorias, mas apenas um único trabalho poderá ser selecionado para a exposição, conforme escolha da comissão julgadora.


A V Exposição Coletiva será realizada no Museu Nacional da República, na data prevista de 01 a 30 de Agosto de 2018, dentro da programação oficial da sétima edição do Festival Mês da Fotografia.

SERVIÇO

Convocatória 2018 — Edital de Seleção

V Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste

Inscrições: até 27 de maio de 2108

Local: https://www.festivalmesdafotografia.com.br/2018

Informações: expomes@gmail.com


Arquivo
bottom of page