top of page

Noite de festa e projeção marcam abertura da expo coletiva

A abertura da Exposição Coletiva de Fotógrafos do Centro-Oeste, nesta última sexta-feira (3), foi marcada pela forte presença do público amante das artes visuais e pela bela projeção feita na cúpula do Museu Nacional da República.

A noite de festa da fotografia começou com um bate-papo com os curadores da mostra, Rinaldo Morelli, Newton Scheufler e Daniel Mira. Eles contaram sobre o processo de escolha das imagens e responderam às questões do público presente. “Esse é o resultado de um olhar coletivo. Nós pensamos a fotografia sempre dentro de um contexto”, afirmou Morelli. Scheufler falou sobre o produto final da exposição neste ano. “O resultado da mostra foi criado a partir desses três olhares e trouxe uma discussão coletiva muito interessante. A escolha seguiu um conceito que foi sendo montado ao longo do tempo”, complementou.

Daniel destacou a importância do olhar do fotógrafo para o tema desta edição – “Água – Reflexões sobre o Amanhã”. “A dimensão da imagem hoje tem seguido um caminho muito ruim da massificação. Esse é um ponto para a gente refletir. O que interessa dentro da fotografia é entender o que tem dentro de você e alinhar com o externo. Tentamos trazer vários pontos de vista e não o ponto de vista comum”, explicou.

Tiago Leandro Rocha, subsecretário de Fomento e Incentivo da Secretaria de Cultura do GDF, um dos que prestigiaram a abertura da exposição coletiva, destacou a relevância de fomentar a fotografia. “É fundamental termos eventos como esse. Água é uma temática mundial e temos que estar sempre atentos”, declarou.

Exposição

A mostra reúne 90 fotografias de profissionais e amantes da sétima arte, sendo 60 imagens individuais e as outras 30 compostas por seis ensaios autorais e quatro obras audiovisuais. Os trabalhos foram selecionados pela comissão entre mais de 500 imagens de 205 autores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Um dos selecionados para a exibição foi o fotógrafo Luís Müller, de Brasília. Para ele, discutir sobre a água é falar sobre a vida. “Água nos dá vida e lazer e menosprezamos isso todos os dias”, disse.

Ahmad Jarrah, do Mato Grosso, trouxe a imagem de um trabalho feito numa comunidade rural que não tinha acesso à água. “É extremamente relevante esse tema, dentro do contexto que a gente vive”, opiniou.

Escolhido para a categoria ensaio, o fotógrafo Kazuo Okubo, do Distrito Federal, comentou sobre a mostra. “Quero parabenizar o Mês da Fotografia pela temática, que carece de atenção dos governos. Me sinto honrado de participar”, disse.

Projeção

A cúpula do Museu Nacional da República foi um dos destaques da noite. Ela se encheu de “água” graças a projeção 180 graus no lado externo do local, obra feita pelo artista plástico goiano Siron Franco, intitulada de Santo Graal. Além disso, o público pode ver as fotografias da exposição projetadas no Museu, num belo espetáculo de imagens que agradou a todos os públicos.

V Exposição Coletiva de Fotógrafos do Centro-Oeste

Local: Galeria Térreo do Museu Nacional da República

Visitação: 4 a 30/8 - terça a domingo, de 9h às 18h30.

Agendamento de visitas guiadas para grupos, instituições e pessoas com necessidades especiais, entrar em contato no endereço expomes@gmail.com.

Fotos: Gilberto Evangelista


Arquivo
bottom of page