top of page

Diálogos culturais com Pedro Martinelli

Com o tema “Panará: a volta dos índios gigantes”, os fotógrafos Pedro Martinelli e Orlando Brito compartilham suas opiniões sobre os registros históricos dessa etnia indígena, com a mediação de Eraldo Peres. O evento acontece nesta terça-feira (7), no Sesc da 504 Sul, a partir das 19h.

Em 1970, então com 20 anos, Martinelli foi escalado pelo jornal O Globo para cobrir a célebre expedição de contato com os chamados “índios gigantes”, na rota da abertura da rodovia Cuiabá-Santarém, liderada pelos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas.

Suas fotografias entre os Panará, também conhecidos como Krenakore ou Kranhacãrore, possuem grande relevância histórica por terem documentado a saga deste povo em dois momentos cruciais de sua trajetória: o do primeiro contato, em 1973, e o do retorno às suas terras de origem, em 1995, após terem passado 22 anos vivendo “exilados” no Parque Indígena do Xingu.

Pedro começou sua carreira no final dos anos 1960, em São Paulo, como repórter fotográfico na Gazeta Esportiva e no Diário do Grande ABC. Em 1970, foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou nos jornais O Globo e Última Hora. Em 1975, tornou-se fotógrafo do Palácio do Governo de São Paulo. Dois anos depois, começou a trabalhar na revista Veja, onde foi fotógrafo e editor. No período de 1983 a 1994, tornou-se diretor do Serviços Fotográficos do Estúdio Abril.

Martinelli foi premiado em diversas ocasiões: 1º lugar no concurso Retratos do Brasil da revista Realidade, 1972; 2º lugar na Nikon Photo Contest International,1975; Prêmio Abril de melhor capa, 1977; prêmio Abril de melhor reportagem, 1981, entre outros. Em 1996, é contemplado com a Bolsa Vitae de fotografia, ano em que recebe o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria informação científica, tecnológica e ecológica. Além de figurar em diversas obras coletivas, é autor dos livros Casas Paulistanas, 1998; Panará, a Volta dos Índios Gigantes, 1998; Amazônia, o Povo das Águas, 2000; e Mulheres da Amazônia, 2003.


Arquivo
bottom of page