top of page

Encontro com Autor - Arthur Menescal e Lourenço Cardoso

Nesta segunda-feira, no Sesc do Setor Comercial Sul, o fotógrafo Arthur Menescal e o professor Lourenço Cardoso debatem sobre fotojornalismo e o livro “Estrutural Aterrada”, autoria de Menescal. O encontro faz parte da programação Ciclo Universitário do Mês da Fotografia, com o Centro Universitário IESB, Universidade de Brasília, Centro Universitário de Brasília Uniceub e Universidade Católica de Brasília.


Por meio de fotografias, a publicação de Menescal busca lançar um olhar sobre a realidade de catadores da Cidade Estrutural, em Brasília, depois que o lixão da região, o segundo maior aterro a céu aberto do mundo, foi fechado. Após cerca de 60 anos de funcionamento, os catadores se veem impedidos de catar materiais recicláveis no lixão.


Seus relatos e a documentação das rotinas mostram a busca por alternativas para continuar vivendo do comércio de materiais recicláveis – trabalhando em cooperativas de lixo, garimpando pelas próprias ruas da cidade, caminhando cerca de 20 quilômetros todo dia em busca desses objetos, mudando de cidade para recorrer a doações em áreas mais ricas e até se arriscando a catar em caçambas de caminhões em movimento.


Arquivo
bottom of page