top of page

Mês da Fotografia 2016 celebra a vida com exposições, palestras e encontros

A vida é uma dádiva compartilhada por todos, feita de momentos especiais, que transformam e modificam a história em proporções variadas. E é essa pitada de magia, que cada ocasião tem a possibilidade de carregar em si, que o Mês da Fotografia 2016 rende homenagem em sua sexta edição ao tema A Vida – Uma Celebração da Fotografia. Fruto da parceria entre o Coletivo Fotográfico Lente Cultural e o Serviço Social do Comércio (SESC) e com o patrocínio da Oi, por meio da Lei de Incentivo a Cultura do GDF, o evento acontece durante todo o mês de agosto com exposições diversas, palestras, show, além da grande exposição coletiva e o primeiro “Walking Gallery” da cidade, no dia 19 de agosto, Dia Internacional da fotografia.

Foto: Anisia Barros

Reunindo exatamente 102 fotografias de profissionais e amantes da sétima arte, a exposição coletiva tem abertura marcada para a noite do dia 03 de agosto. Os trabalhos foram selecionados entre 570 imagens de 218 autores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para o realizador do evento e diretor do Coletivo Fotográfico Lente Cultural, Eraldo Peres, este é um dos grandes destaques da programação justamente pelo seu caráter inclusivo e acolhedor. “Com esta exposição conseguimos dar visibilidade tanto para quem está começando, como para aquele que quer consolidar seu trabalho”, destaca. “E sendo o maior evento do gênero na região, precisamos aproveitar sua força e visibilidade para trabalhar temas relevantes e transformadores, como a celebração da vida em um momento tão obscuro pelo qual estamos passando agora”, acrescenta Peres.

Entre as atividades do Mês da Fotografia está a concorrida série de bate-papos e encontros com os autores que está programada para acontecer em diferentes momentos nos auditórios do SESC da Ceilândia e da Asa Sul. A programação completa segue abaixo, mas vale destacar o primeiro deles no dia 02 de agosto (19h30), na unidade da 913 Sul. Com o tema “Os Desafios da Autoria e da Curadoria na Fotografia”, Eustáquio Neves e Wagner Barja compartilham opiniões sob a mediação da jornalista Márcia Zarur. Já no dia 10, no mesmo horário, a unidade de Ceilândia recebe a coletiva “Norte” de dez fotógrafos de renome de Brasília que criaram três imagens, cada um deles, inspirados em dez músicas da Banda Superquadra, que faz um show na ocasião.

O Metrô/DF também é outra instituição que o Mês da Fotografia 2016 conta como parceira nessa edição. Durante o mês de agosto acontecem mostras itinerantes nas estações da Rodoviária, Galeria dos Estados, Praça do Relógio em Taguatinga e Ceilândia Centro. Nelas ficam expostos alternadamente trabalhos com narrativas sobre a celebração da vida que foram produzidos pelo Coletivo Fotográfico Lente Cultural, de Brasília e pelo Coletivo Olhares do Cerrado, de Goiânia. “Queremos que os usuários do transporte público de Brasília perceba que o fotógrafo usa a máquina como uma cúmplice, no intuito de transformar aquilo que vê em algo que traga sentido e alcance, com empatia e encanto, para o público”, destaca Rinaldo Morelli, coordenador da comissão de seleção do Mês da Fotografia 2016.

Dia Mundial da Fotografia

Como o tema do evento sugere a celebração da vida através da fotografia, nada melhor do que fazer isso literalmente na prática. Por isso mesmo está marcado para o dia 19 de agosto o tradicional #FotografaçoBSB, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia. Esta é uma das atividades mais divertidas e esperadas pelo público brasilense, uma vez que fotógrafos e simpatizantes podem trocar conhecimentos, fazer amizades e compartilhar sua paixão comum. Diferente das outras edições, os organizadores irão realizar o “Walking Gallery” – Exposição Individual Itinerante. A ideia é que cada um traga uma foto autoral impressa para percorrer um tour de pontos na região central do Plano Piloto, expondo sua obra nas mãos para os transeuntes que passam. A participação é livre, e basta confirmar a presença pelo e-mail – expomes@gmail.com.

O “Walking Gallery” começa a partir das 15h00, na Plataforma Superior da Rodoviária, entre o Conic e o Conjunto Nacional. A segunda parada dos “expositores” é na lateral do Teatro Nacional (em frente ao mural externo de cubo do Athos Bulcão). Depois a comitiva desce em linha reta para o semáforo do Eixo Monumental, sentido Torre de TV. Toda vez em que o sinal ficar vermelho, a pista será ocupada pelos interventores urbanos, que terminam a caminhada, por volta das 17h00, na frente do Museu da República. Food bikes, DJs e outras surpresas esperam em grande festa aqueles que completarem o circuito. “Brasília toda está convidada” diz Eraldo Peres.

Confira todo o painel de exposições coletivas e individuais, programação completa de bate-papos e mais informações sobre o Walking Gallery estão disponíveis no site www.mesdafotografia.wix.com/2016, também acessível para plataforma mobile.

Serviço

O quê: FESTIVAL MÊS DA FOTOGRAFIA 2016

Onde: Museu da República; SESC 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia e Gama; Metrô (Rodoviária, Galeria dos Estados, Praça do Relógio e Ceilândia Centro)

Período: de 02 a 30 de agosto

Notícias
bottom of page