top of page

Mês da Fotografia 2018 ressalta a importância da água

Release

Em sua sétima edição, o Festival Mês da Fotografia lança um alerta sobre a frágil situação e os dilemas sobre a substância primária para que qualquer forma de vida no planeta terra possa existir. Com o tema, Água – Reflexões sobre o Amanhã, o evento acontece durante todo o mês de agosto de 2018 e tem sua realização graças à parceria entre o Coletivo Fotográfico Lente Cultural e o Serviço Social do Comércio (SESC), assim como o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

Foto: José Medeiros

Na sua programação estão listadas exposições diversas, ocupações urbanas, visitas guiadas, workshops, lançamentos de livros, a grande exposição coletiva com 90 imagens e 04 vídeos realizados por profissionais do Centro-Oeste brasileiro, a realização dos Diálogos Culturais com os fotógrafos Pedro Martinelli e Orlando Brito e, finalmente, a realização do segundo “Walking Gallery Brasília” com uma ocupação do Setor Comercial Sul, no centro da cidade, previsto para o dia 17 de agosto, na antevéspera do Dia Internacional da fotografia.

Água que é rio, mar, gelo, mata ciliar, alimento, transporte, reciclagem, inovação, tecnologia e sustentabilidade. Retratar essas questões é um desafio, especialmente para os fotógrafos e artistas visuais. Afinal, como trazer à tona os principais desafios relacionados hoje em dia a algo que sempre nos foi tão abundante e comum? Na verdade, a temática se revela como uma oportunidade singular para desenvolver experiências, emoções e expressões, e oferecer ao público momentos de diálogo, interação e sensibilização, além do despertar para diversas percepções de vida e novas atitudes no convívio social.

Para tanto, o Festival apresenta um total de seis exposições que estarão montadas em diferentes pontos do DF. No Museu da República, a Coletiva de Fotógrafos do Centro-Oeste reúne exatamente 90 fotografias de profissionais e amantes da sétima arte e sua abertura será dia 03 de agosto. Vale ressaltar que desse total, 60 imagens são individuais e as outras 30 são compostas por seis ensaios autorais com cinco fotos cada e ainda quatro obras audiovisuais. Os trabalhos foram selecionados entre mais de 500 imagens de 205 autores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Na verdade, nessa noite, a emoção estará tanto do lado de dentro da galeria, como de fora, já que a cúpula do Museu ganhará a projeção 180 graus e se encherá de Água. “Este é um grande momento de comunhão, já que conseguimos acolher olhares tão plurais que nos emocionam de diferentes maneiras sobre esse assunto tão crítico que é a situação da água no planeta terra hoje”, destaca o realizador do evento e diretor do Coletivo Fotográfico Lente Cultural, Eraldo Peres. “A ideia é chamar a atenção de quem estiver no vernissage ou passando pelas imediações de algum modo, afinal, não podemos mais acreditar que teremos água em abundância para todo o sempre”, enfatiza Peres.

E a programação de exposições segue em diferentes locais durante o Mês da Fotografia. O SESC da 504 Sul recebe entre os dias 01 e 30 de agosto a mostra “Já Fui Floresta” de José Medeiros, do Mato Grosso, um dos precursores do fotojornalismo moderno brasileiro e que tem a forte presença dos povos indígenas no seu trabalho. O Metrô/DF receberá outras três exposições itinerantes com imagens produzidas por três coletivos da cidade: Lente Cultural, Candango Fotoclube e Retrate. Na primeira quinzena (de 01 a 15/08), os trabalhos estarão expostos nas estações 102 Sul, Central Rodoviária e Praça do Relógio. Já na segunda metade do mês (de 16 a 30) será a vez do Terminal Samambaia, 112 Sul e Ceilândia Centro. Para completar, o Conjunto Nacional também se transforma em uma galeria ao abrigar, durante o mesmo período, a mostra “Reflexões da Água”, com trabalhos de Alexandre Almeida e alunos de escolas públicas do Itapuã, Paranoá e Varjão.

Programação Variada

Entre as atividades do Festival Mês da Fotografia está a concorrida série de bate-papos e encontros com os autores que estão previstos para acontecer em diferentes momentos nos auditórios do SESC, inclusive, em alguns momentos, com a participação de professores e alunos do UniCeub, da Universidade Católica e do Instituto de Educação Superior de Brasília/IESB. A programação completa segue abaixo, mas vale destacar alguns deles. No dia 07 de agosto (19h), na unidade da 504 Sul. Com o tema “Panará: a volta dos índios gigantes”, Pedro Martinelli e Orlando Brito compartilham opiniões sob a mediação de Eraldo Peres. No dia seguinte (08/08), no mesmo local, acontece o lançamento dos livros “As Loiceiras de Tacaratu – A arte milenar das mulheres do meu sertão” de Ana Araújo e “Plano Seco e Pontiagudo” de Mônica Zaratini. A intermediação do debate é de Denise Camargo.

Dia Mundial da Fotografia

Frente à grande adesão e repercussão positiva da intervenção urbana realizada na edição anterior, os organizadores do Festival Mês da Fotografia decidiram realizar uma nova edição do “Walking Gallery Brasília” – Exposição Individual Itinerante. A ideia é que cada pessoa inscrita nessa atividade traga uma foto autoral impressa para percorrer um tour de pontos em uma verdadeira ocupação do SCS, na região central do Plano Piloto, expondo sua obra nas mãos para os transeuntes que passam. A participação é livre, e exige apenas um registro para confirmar a presença pelo e-mail – expomes@gmail.com. “Esta é uma das atividades mais divertidas e esperadas pelo público brasilense, uma vez que fotógrafos e simpatizantes podem trocar conhecimentos, fazer amizades e compartilhar sua paixão comum” avalia Eraldo Peres.

O “Walking Gallery Brasília” começa então a partir das 15h00, na Praça Central do Setor Comercial Sul (próxima ao banco BRB) e seguirá num tour com paradas na Praça dos Artistas, na Praça do Povo, retornando ao primeiro ponto, onde será inaugurado um mural fotográfico que permanecerá em exposição nas duas últimas semanas de agosto. Uma Trupe Mambembe composta por malabares e perna de pau acompanha os expositores ambulantes em todo o trajeto, trazendo um tom lúdico e de festividade ao evento que rende homenagem ao Dia Mundial da Fotografia no ano de 2018.

Para conferir todo o painel de exposições coletivas, lançamentos de livros, workshop, bate-papos e mais informações sobre o Walking Gallery basta acessar o site https://www.festivalmesdafotografia.com.br/, também acessível para plataforma mobile.

Serviço

O quê: FESTIVAL MÊS DA FOTOGRAFIA 2018

Onde: Museu da República; SESC 504 Sul e Setor Comercial Sul, Metrô/DF (Rodoviária, Galeria dos Estados, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, 102 Sul e 112 Sul) e Conjunto Nacional

Período: de 01 a 30 de agosto de 2018

Informações: tatikacomunica@gmail.com


Arquivo
bottom of page