top of page

Bom Dia DF destaca exposição "Já fui Floresta"

O telejornal Bom Dia DF, da Rede Globo, destacou na edição desta quarta-feira (1) a intervenção urbana feita pelo fotógrafo José Medeiros como parte da programação do Mês da Fotografia 2018. A morte do Índio Galdino foi lembrada com uma ação artística/fotográfica na parada de ônibus da 704 sul. Confira aqui a reportagem.

Medeiros abre nesta noite, a partir das 19h30, a sua exposição “Já Fui Floresta”, no SESC da 504 sul, que trata da questão dos povos indígenas. A entrada é gratuita e aberta a todos.

A exposição apresenta o registro fotográfico de 25 anos incursionado pela cultura indígena brasileira, revelando as tradições ancestrais do povo Ikpeng, localizados ao norte de Mato Grosso, no município de Feliz Natal, Parque Indígena do Médio Xingu. José Medeiros ali redescobriu o universo rico e complexo dos Ikpengs, retratando cores exuberantes, traços únicos, costumes milenares, ritos e tradições, a riqueza da cultura do Xingu, apresentada através do intercâmbio das artes.

Em sua inserção nessas abordagens múltiplas, Medeiros procura indagar sobre a cultura indígena e o lugar que lhe cabe na sociedade contemporânea. Suas fotos descortinam tradições ancestrais. Talvez, por isso, o projeto “Já fui floresta” vem mostrar a realidade, a convivência do índio que, em meio ao mundo globalizado, vê o futuro em perspectiva.

A visitação da mostra acontece de 2 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.


Arquivo
bottom of page