top of page

22.8 | 19h30 | O feminino na fotografia: um olhar sobre a violência de gênero e o direito


22.8.2018 | 19h30 | SESC 504 Sul

O feminino na fotografia: um olhar sobre a violência de gênero e o direito

Debate com Ilka Teodoro, Leticia Maia,

Luís Müller, Michelle Oliveira, Silvia Marques e Raquel Bartholo.


O fotógrafo Luís Müller, especializado em fotografia de nu, convida a psicóloga Michelle Oliveira, a pesquisadora sobre gênero e violência Letícia Maia, a especialista em saúde e gênero Silvia Marques, e as advogadas Ilka Teodoro e Raquel Bartholo para um debate sobre violência e os direitos dos modelos durante uma sessão fotográfica.


Conheça as convidadas

Ilka Teodoro, advogada, Diretora Jurídica da ONG Artemis de defesa dos direitos das mulheres. Mestranda em Direitos Fundamentais. Co-Fundadora da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero.


Michelle Oliveira, psicóloga e aluna do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Sociologia para o Ensino Médio pela UnB. Atua na Defensoria Pública do DF no atendimento a mulheres Vitimas de Violência e na condução de grupos reflexivos. Facilitadora e uma das criadoras do Grupo de apoio a Mulheres do Gama\DF com objetivo de propiciar um espaço de escuta, reflexão e empoderamento de mulheres. Tem se dedicado ao estudo dos processos de subjetivação e sua relação com gênero e sexualidade, a diversidade, saúde mental da mulher, psicologia do gênero e feminista.


Letícia Maia, graduanda em Antropologia com dupla-habilitação em Ciências Sociais (licenciatura). Faz parte ha 4 anos do Coletivo Afetadas (coletivo de mulheres universitárias que promove ações dentro e fora do ambiente acadêmico em combate à violência contra mulheres). Atua como pesquisadora sobre Gênero e Violência e como professora em um projeto extensionista sobre violência de gênero nas escolas públicas do DF.


Raquel Bartholo, advogada popular na Candanga - Assessoria Jurídica Popular; militante nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direitos Humanos, pós-graduada em “Políticas Públicas para Igualdade na América Latina”. Participou da extensão universitária “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres – O Direito Achado na Rua – CEAD/UnB”; do “Curso Feminista: Reforma da Previdência – Um Golpe nos Direitos das Mulheres” pela Universidade Livre Feminista; e do treinamento promovido pelo Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular sobre "Advocacia popular e feminista: Estratégias contra-hegemônicas de assessoria".


Silvia Marques, graduada em Direito pela Universidade Católica de Santos (1999), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Direito e Saúde Coletiva, com ênfase em Direito Sanitário, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à saúde, judicialização das políticas de saúde, Advocacia em Saúde e Movimentos Sociais, Direito à Saúde de Grupos Vulneráveis, Saúde e Gênero e Direito das Mulheres. Atualmente é Coordenadora dos Direitos das Mulheres da Diretoria da Diversidade do Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília.

Arquivo
bottom of page