27.8 | 19h15 | Fotojornalismo - Encontro com Autores
- Programação
- 23 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

27/08 | 19h15 | Sala de Cinema do IESB da 614 sul, bloco B sala A1.
Encontro com os Autores Alan Marques, Eraldo Peres, Orlando Brito e Sérgio Amaral.
Em 1826 Joseph Niépce fez a primeira fotografia. Uma vista borrada de uma janela de um edifício. Com a evolução do processo de captura, claro que a imagem gravada serviria de grande valia para diversas áreas do conhecimento.
Assim foi com o jornalismo: fundamental em qualquer democracia, o fotojornalismo é transparência, informação e arte.
Como é o mercado do fotojornalismo hoje? O digital trouxe maiores desafios ou vantagens? Existe algum momento em que se deve abaixar a câmera? Qual maior perigo que se pode passar em nome da liberdade de imprensa?
Discutiremos essas e outras questões com os fotógrafos Alan Marques, Eraldo Peres, Orlando Brito e Sérgio Amaral. O bate-papo será mediado por Saulo Cruz, fotojornalista e aluno do curso de Fotografia do IESB. Também é cartunista das FotoTiras.
Entrada franca, 27/08 (segunda- feira) às 19h15, na Sala de Cinema do IESB da 614 sul, bloco B sala A1.

Conheça os convidados
Alan Marques, é mestre em comunicação da UnB, MBA em Marketing pela FGV e estudou jornalismo no UniCEUB e adminstração na UDF. Autor de diversos livros, entre eles "Nunca Antes - Uma viagem em 88 fotos pela Era Lula" e tem passagem pelos maiores veículos jornalísticos brasileiros. É professor universitário de jornalismo e publicidade.
Eraldo Peres, fotógrafo documentarista e jornalista. Trabalhou em diversos jornais, estando atualmente atuando como correspondente da agência internacional de notícias The Associated Press (AP), em Brasília, diretor da Photo Agência e membro da Lente Cultural - Coletivo Fotográfico. Diretor executivo do Festival Mês da Fotografia.
Orlando Brito, desde o começo da ditadura militar, em 1964, quando inicia sua carreira, retrata personalidades políticas e acompanha importantes momentos da história brasileira contemporânea. Seus principais trabalhos apresentam imagens emblemáticas do regime militar, os bastidores do Palácio do Planalto e flagrantes dos presidentes em situações não protocolares. É o primeiro brasileiro a receber o World Press Photo Prize concedido pelo Museu Van Gogh, na Holanda, em 1979. Autor de diversos livros, entre eles Glória e Solidão, de 2002.
Sérgio Amaral, fotografa desde 1977. Cursou Jornalismo na PUC- SP. Trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e na revista Veja. Ganhou o Esso de Fotografia de 1992, o Grande Prêmio do Salão FINEP de Fotojornalismo de 1996 e a Medalha de Excelência Gráfica da SND-Society for News Design, categoria "Editor de Fotografia " pelo Correio Braziliense e o Prêmio ONU Habitat (2014).



A primeira fotografia do mundo foi feita através de uma janela. Se nossa mente é nossa casa primordial, a fotografia é a chave que abre todas as portas.
Comentários