A equipe que está trabalhando diretamente na produção da 9ª Edição do Festival Mês da
Fotografia recebeu, neste mês de abril, treinamento online específico sobre acessibilidade.
Este é o terceiro ano em que a capacitação é feita para os que trabalham no evento. O treinamento foi ministrado por Barbara Barbosa, ex-gerente de diversidade cultural da Secult/DF e especialista no tema. Dentre as temáticas abordadas no universo da acessibilidade cultural, ela falou sobre atitude acessível e a diferença entre acesso, acessibilidade e inclusão em projetos culturais.
"Sabemos que nem todos os projetos e produtores têm as condições de implementar as ferramentas de acessibilidade. Por isso é importante que a gente comece a investir na acessibilidade atitudinal, que é a pré-disposição de toda a equipe em receber e acolher as pessoas com deficiência e buscar, naquele momento, a solução possível para atendê-la", disse Bárbara.
Sobre acesso, ela explica que são os caminhos que o evento oferece para que o público acesse os conteúdos com facilidade. Já a acessibilidade, são as ferramentas disponíveis no evento, que possibilitam que o público com deficiência possa participar das atividades com autonomia. E a inclusão, é quando o evento consegue integrar não somente o público, mas a pessoa com deficiência em diferentes etapas da produção. Neste sentido, o Festival Mês da Fotografia, desde a sua primeira edição em 2010, integra em sua equipe fotógrafos e monitores deficientes.
Ferramentas de acessibilidade no Mês da Fotografia
Na edição deste ano o Festival irá contar com vídeos legendados, tradução em libras para
algumas atividades e uma versão do site do evento com conteúdos acessíveis - www.festivalmesdafotografia.com.br/2021acessivel. Além disso, está prevista na programação deste ano, uma oficina de fotografia online voltada para o público com deficiência auditiva e baixa visão, que será realizada em parceria com a fotógrafa Isabella Gurgel, especialista na formação de fotógrafos surdos.
Uma das metas do Festival neste ano, que foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, é aumentar em 10% a participação de pessoas com deficiência em todas as atividades do projeto.
“Parte dos recursos e das as atividades que estamos desenvolvendo é pensando neste público. E quando você tem um treinamento da sua equipe, isso acaba refletindo em toda a produção, transformando o Festival em um espaço de acolhimento, inclusão e solidariedade”, afirma Carol Peres, produtora executiva do Mês da Fotografia.
Outra novidade desta edição é a categoria Fotografia inclusiva da Exposição Coletiva de Fotografias do Centro-Oeste, voltada para o público com deficiência autodeclarada. A convocatória para esta exposição está com inscrições abertas até o dia 10 de maio de 2021.
Serviço
Convocatória da VII Exposição Coletiva de Fotografias do Centro-Oeste
Período de inscrições: 05/04 a 10/05/2021
O regulamento está disponível em PDF, áudio e vídeo no site www.festivalmesdafotografia.com.br/2021acessivel.
Dúvidas ou informações através do email expomes@gmail.com ou no grupo de whatsapp no link https://chat.whatsapp.com/FCtKcQJ97fVA6Tw4LNQ6OI
Comentarios